quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MUDAR PARA PERMANECER

Por Sérgio Morais



O Titulo pode parecer ambíguo, mas é a pura verdade sobre a necessidade que temos hoje na maioria das Escolas Bíblicas das Igrejas Evangélicas do Brasil. Algumas por um maior empenho da liderança local conseguem melhores resultados, mas de modo geral elas estão sentindo o peso dos novos tempos.

O perfil do povo evangélico está mudando e as lideranças educacionais não conseguem perceber essa evolução ou não se atentaram para o fato com a devida atenção que ela necessita. Hoje a palavra aprender ganha uma nova roupagem, tudo permite o aprendizado e não mais os livros somente, a leitura somente, e o professor somente, bastava ter esses ingredientes no passado, e a receita do sucesso e um crente satisfeito dentro de nossa igreja.

Hoje o nosso irmão de igreja, tem a bíblia no celular, no seu computador, no seu E.book, e até mesmo no formato tradicional de livro, com capa preta, ou de outra cor, mas, falta a vontade de ler... As facilidades são tantas que se tornam empecilhos. Vejo que estamos perdendo a batalha por que temos muitas condições, somos hoje muito vaidosos, temos livros bonitos, bíblias bonitas, mas o tempo dedicado a leitura da palavra parece que está diminuindo, somos tão atarefados que como solução colocamos Deus em um Aplicativo de nossos celulares, mas isso não mostra e muito menos “faz” aumentar nossa comunhão. Na Carta aos Gálatas no Capitulo 1 Vers. 7 diz o seguinte: que na realidade não é evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter  o evangelho de Cristo”.

Será que ainda não podemos evitar um esfriamento de fé de muitos irmãos que agindo na esperança de reter a palavra e Deus com mecanismos tecnológicos, acabam por descuido adiando cada vez mais para frente à dedicação ao estudo e a pratica da palavra. 

Como educadores, e em especial educadores evangélicos temos uma enorme culpa nisso, por que os professores são os responsáveis por levar os alunos a aprender. Os professores terão que dar conta a Deus pela influencia positiva ou negativa que exerceram sobre a comunidade evangélica que eles atuavam, e por fim o professor tem que medir o seu sucesso pelo o conhecimento deste seu aluno.

Mas como? Se hoje a maior parte dos membros das nossas igrejas não querem freqüentar as Escolas Bíblicas alegando que podem estudar pelas “facilidades” que o mundo oferece, mas que criam barreiras para o contato pessoal e até mesmo o confronto de idéias que é tão necessário para o nosso fortalecimento espiritual, intelectual e para a pratica do amor ao próximo.

Quem precisa de Educação cristã? Todos nós! Pastores, professores da Escola Dominical, diáconos, membros e até mesmo os operadores de celulares e de computadores  para proteger as ovelhas contra os lobos, que convencem que o estudo e a dedicação a leitura e a pratica da fé, pode ser encontrada em um aplicativo que você consulta quando tiver “tempo e vontade”, lógico. Educação Cristã se resume a uma lição: o confronto e o preparo para dar respostas para a vida do homem, e para isso é necessário que as nossas escolas bíblicas sejam renovadas, por que com as nossas velhas formulas e soluções não venceremos as novas tecnologias, se faz necessário uma profunda reflexão sobre esse assunto, estou lançando o desafio me ajudem a pensar a nova formula para a Escola Bíblica para permanecermos relevantes para as igrejas precisamos nos mudar.


Referências Bibliográficas:

As 7 leis do Aprendizado. DR. Bruce Wilkinson, Editora Betânia. 1ª Ed. 1998.


101 ideias criativas para professores. David Merkh, Paulo França.  Editora Voxliteris. 12ª Ed.   2013.

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